quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Rio São Francisco



O deputado Francisco Tenório (PMN) disse hoje que é preciso, urgentemente, uma união entre governo e sociedade na busca de ações que possam revitalizar o Rio São Francisco. “São ações que passam pela recuperação do seu leito principal, mas também de todos os seus afluentes. A ideia é trabalhar na recomposição de sua mata ciliar evitando o assoreamento do seu curso fluvial”, disse.

Tenório ficou revoltado com a notícia de que a principal nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas, no Parque da Serra da Canastra, está praticamente seca. “É lamentável. Desde o início dos anos 2000 venho alertando para a questão do nosso rio da integração nacional”, afirmou.

O deputado lembrou que é nítida e redução do volume do São Francisco. “É muito claro o que vem acontecendo, qualquer pessoa percebe isso em toda a extensão do nosso rio da integração nacional, desde a sua nascente até a sua foz”, disse.

Francisco Tenório disse também que o São Francisco foi o rio que mais perdeu volume de água em todo o planeta. “As autoridades do país, em especial do Nordeste, devem ficar atentas ao processo de degradação e a esse criminoso projeto de transposição das águas do rio, da forma como vem sendo feito”, disse Tenório.

Ele disse que o projeto de transposição como vem sendo executado é um crime contra o povo ribeirinho e contra o meio ambiente. “Temos dois campos de batalha, o primeiro é parar com o projeto de transposição e o segundo é a recuperação do nosso Rio São Francisco”, afirmou.

Por fim, o parlamentar conclamou toda a sociedade para lutarem em prol da recuperação do Rio São Francisco. “É preciso que se tome, urgentemente, alguma atitude mais drástica para evitar o pior. Sei o quanto vem sofrendo a população ribeirinha aqui de Alagoas. Não podemos mais aceitar esse crime que vem sendo praticado pelo Governo Federal”, concluiu o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário