segunda-feira, 14 de abril de 2014

O deputado Francisco Tenório (PMN) participou, nesta segunda-feira, 14, de uma sessão Solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Internacional da Hemofilia, que oficialmente é comemorado no dia 17 de abril. Além de políticos, o encontro reuniu diversos profissionais da área. 

De acordo com o deputado, a ideia da sessão foi chamar a atenção  para os cuidados da doença e promover uma consciência coletiva no sentido de divulgar e informar a população em geral sobre o tema.



Em sua fala no plenário da Casa, Francisco Tenório lembrou que a hemofilia é uma doença genético-hereditária e assim sendo, não tem ainda, um tratamento que traga a cura definitiva. “Porém, existe o acompanhamento necessário que leva o portador da hemofilia, se precocemente diagnosticado,a  ter menos sofrimento no seu dia adia”, disse o deputado.   

Tenório disse ainda, que o acompanhamento do portador de hemofilia é feito pelo Estado, que tem o dever de dar todo o tratamento necessário para essas pessoas portadoras. “É um direito que todos nós temos a obrigação de exigir”, afirmou o parlamentar lembrando as deficiências existentes na área da saúde.

Tenório lembrou aos presentes, que em Alagoas existem dois centros de referência no acompanhamento dos pacientes com hemofilia: Hemoal de Maceió e o Hemoal de Arapiraca, segunda maior cidade do Estado. “Eles possuem um acompanhamento que considero bom, mas sempre precisa melhorar”, finalizou.

Por fim, o deputado repassou para os presentes, algumas recomendações do Dr. Drausio Varrela sobre o assunto, entre elas, ele citou: Os pais devem procurar assistência médica se o filho apresenta sangramento frequentes; episódios de sangramento devem receber tratamento o mais depressa possível; e que os pais precisam ser orientados para saber como lidar com o filhos hemofílico e  que devem estimular a criança a crescer normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário